sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Recados para Orkut

Recados de Te Adoro


Cultivo de plantas medicinais: conhecimento popular aliado à ciência


A natureza proporciona ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais. E a florabrasileira é uma rica fonte de ervas que podem auxiliar no tratamento e prevenção de vários males. Se nossos ancestrais contavam apenas com o conhecimento empírico, nós, hoje, dispomos de pesquisas científicas que comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, atestando, em alguns casos, sua eficiência.
A pesquisadora Ana Paula Artimonte Vaz, do Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Campinas, participa do programa. Atimonte explica que cuidados o produtor precisa tomar para comercializar plantas medicinais: “Antes de qualquer iniciativa de plantio, o produtor tem que se informar sobre o mercado, saber o preço de venda, prazos de entrega, quantidade da demanda para saber se ele tem condições de atender a essas exigências”. Antes de escolher o que cultivar, é preciso escolher as espécies mais adequadas à região de cultivo, lembra ainda a pesquisadora.
Há plantas em que o princípio ativo – a substância capaz de agir com efeito medicinal – varia deacordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da planta. Por isso é  preciso saber o momento certo de coletar o material vegetal. “O produtor precisa escolher a espécie certa paracultivar e saber a sua origem. Por isso é importante buscar sementes num fornecedor idôneo”, orienta Artimonte. Outra coisa importante é seguir uma série de boas práticas durante os procedimentos de cultivo e de colheita. O produtor deve tomar cuidados especiais com aqualidade da água, do solo e com a adubação e o uso de agrotóxicos deve ser evitado ao máximo.
Do ponto de vista do consumo, é importante ressaltar que, ao contrário do que muitos imaginam,algumas plantas fazem mal à saúde. Portanto, o uso de plantas medicinais não deve ser indiscriminado. Algumas espécies são muito parecidas e corre-se o risco de, por engano, ingerir uma  que é perigosa e não benéfica. Nunca se deve usar plantas para fazer chás sem que se tenha certeza de sua origem e seus possíveis efeitos. Ervas não são medicamentos. Nenhum tratamento deve ser feito sem o acompanhamento médico profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário